Fit de mercado é um termo adaptado que faz referência à “market fit”, isto é: “ajuste de mercado”, numa tradução literal do inglês para o português.
Como o próprio termo já sugere, o conceito é avaliar o quão encaixado o seu produto, ou serviço, está em relação à percepção do seu público-alvo.
De maneira geral, toda empresa almeja adequar aquilo que está sendo vendido por ela ao contexto do seu cliente. No entanto, dificilmente uma empresa conseguirá isso sem atentar a alguns pontos importantes. Confira abaixo.
3 dicas fundamentais para o fit de mercado:
Mais do que conhecer o seu cliente, ou seja, saber quem ele é (sexo, faixa etária, poder aquisitivo), a empresa que alcança o fit de mercado sabe como ele pensa, entende o porquê das suas escolhas, pois – através de pesquisas – já mapeou as suas preferências.
Na maioria das vezes, quando alguém busca efetuar uma compra, a sua intenção é satisfazer uma necessidade que ainda não foi atendida ou que foi atendida de forma parcial.
Os produtos, ou serviços, que compreendem essa necessidade e buscam atendê-la estão alinhados com uma das práticas mais importantes do fit de mercado.
Como não poderia deixar de ser, o preço de comercialização do produto, ou serviço, também tem relevância vital no processo de adequação do mesmo ao seu público-alvo. Um preço competitivo só é alcançado a partir de uma boa análise da concorrência.
No entanto, é fundamental saber diferenciar preço de valor:
Sendo assim, se a sua empresa está em busca de aumentar suas vendas ou mesmo de ampliar o seu market share (fatia de mercado), a implementação do fit de mercado certamente ajudará nesse processo.
Caso deseje se aprofundar mais nesse tema, ou em outros relacionados a ele, clique aqui e confira nosso conteúdo.
« Voltar para índice de glossário