Influencer Marketing : Campanhas para empresas
21 de julho de 2022Como vincular Instagram ao Facebook – Metrópole 4!
29 de agosto de 2022Você já pensou em utilizar o marketing viral para impulsionar as suas campanhas nas redes sociais?
Sem dúvidas essa é uma das principais estratégias para ter o seu conteúdo espalhando por todos os cantos da internet.
Criar algo que realmente agrada a muitas pessoas exige bastante planejamento, mas quando dá certo, milhares de pessoas podem espalhar a mensagem para outras milhares.
Quer entender o que é o marketing viral e como elaborar conteúdos para marketing viral? Então continue a leitura desse post!
O que é marketing viral?
O marketing viral é aquele que conta com um conteúdo que é bem aceito pela comunidade e é compartilhado milhões de vezes.
O conteúdo viral se espalha literalmente como um vírus na internet, de uma maneira rápida, chegando nas telinhas de milhares de pessoas.
Geralmente os conteúdos virais são anúncios divertidos e criativos, sendo facilmente curtido e compartilhado entre as pessoas nas redes sociais.
Nessa realidade, uma campanha de marketing viral é criada com o objetivo de se espalhar rapidamente e atingir uma grande gama de pessoas.
Exemplo de marketing viral
Com a explosão de hits no Instagram Reels fica difícil não se render às músicas e áudios que não saem da cabeça, não é mesmo?
O algoritmo do Instagram costuma priorizar na “For You” dos usuários os conteúdos virais e é por isso que as marcas têm utilizado essa estratégia para que os seus vídeos nos reels surjam nas telinhas dos internautas.
A participação em trends e o uso de filtros populares também é uma maneira bastante utilizada pelas marcas na aba reels para viralizar os conteúdos que são postados no Instagram.
A Shein, por exemplo, recorre aos pequenos e médios influenciadores para realizar as trends de “expectativa X realidade” e vídeos de “recebidinhos”, com as peças da marca.
É um verdadeiro sucesso! As pessoas se interessam pela opinião do influenciador, sendo atraídas para comprar na loja da marca.
Um outro exemplo, esse um pouco mais antigo é o seguinte:
“Pôneis malditos
Pôneis malditos
Venha com a gente atolar
Odeio barro
Odeio lama (Que nojinho!)
Não vou sair do lugar”
Confesse, você já ficou com essa musiquinha grudada na sua cabeça alguma vez na sua vida, não foi mesmo?
Esse é um dos casos de marketing viral mais conhecidos no Brasil, trazida pela Nissan, a autora da letra “Pôneis Malditos”, em 2011.
Após a viralização da campanha a Nissan do Brasil terminou agosto de 2011 com um recorde de vendas de sua picape Frontier, vendendo 5.375 unidades, 81% a mais que no mesmo período de 2010.
Como elaborar conteúdos para marketing viral?
Veja abaixo o passo a passo de como criar uma campanha de marketing viral:
1. Conheça seu público-alvo
Em primeiro lugar é preciso ter em mente que para criar uma campanha é necessário conhecer o público-alvo.
Para falar na mesma língua do seu público é recomendável que você crie pelo menos uma persona de marketing para que a sua equipe personalize a campanha de acordo com o perfil alvo.
2. Descubra qual a melhor rede social para a sua campanha
Cada plataforma social trabalha conteúdos à sua própria maneira, por isso, antes de desenvolver a campanha é necessário escolher a plataforma de mídia social certa.
Dessa forma, é possível trabalhar em um conteúdo que se enquadra perfeitamente a rede social.
Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn normalmente são ótimas plataformas para campanhas de marketing viral.
3. Crie um conteúdo que gere engajamento
Para que a sua campanha engaje e se torne viral é necessário que ela seja diferente e única.
Conteúdos envolventes tem uma chance maior de atingir seu público, incentivando o compartilhamento.
4. Faça parceria com influenciadores digitais
Não tem como falar em conteúdo viral sem pensar em influenciadores digitais.
O marketing de influência é uma estratégia popular e que tem grandes chances de dar certo na sua campanha.
Lembrando que não é necessário trabalhar apenas com influenciadores com milhões de seguidores.
No marketing viral, nano-influenciadores e micro-influenciadores geram mais engajamento, tendo em vista que público dessas figuras é sólido e envolvente.
5. Avalie o desempenho de sua campanha
Por fim, é de suma importância avaliar o desempenho da sua campanha para descobrir quais são os pontos fortes e pontos de melhoria da campanha.
Lembrando que a avaliação deve ser feita utilizando as métricas específicas da plataforma que você está utilizando. Você gostou desse artigo? Nós da Metrópole4 disponibilizamos muito mais. Acesse os conteúdos exclusivos do nosso blog, fique a vontade para explorar!