Já ouviu falar em gamificação nas empresas? Essa é uma proposta bastante interessante e que pode ser o que falta para engajar os seus colaboradores e clientes!
A gamificação se trata de utilizar os elementos dos jogos para executar tarefas ou montar conteúdos que seriam vistos complexos, tornando-os mais acessíveis.
Com pontuação, rankings, objetivos, metas, missões e recompensas, a gamificação é importante para as empresas, pois permite que as equipes atinjam o mais alto nível de desempenho, se tornando mais motivadas e felizes na empresa.
Entre os benefícios da gamificação nas empresas, podemos citar:
A gamificação pode ajudar a envolver os funcionários em atividades que executadas de outra maneira poderiam ser monótonas ou repetitivas demais.
Nessa estratégia, os funcionários podem se sentir mais envolvidos e motivados para concluir tarefas e alcançar metas, já que são recompensados.
Equipes mais engajadas automaticamente se tornam mais motivadas e isso leva a uma maior produtividade.
Essa sinergia permite que a equipe consiga alcançar os objetivos da empresa de uma forma mais leve.
Essa técnica ainda pode ser utilizada para auxiliar os funcionários a desenvolver habilidades específicas e aprender novos conceitos ou técnicas.
Ou seja, na sua empresa, é possível usar a gamificação para treinamento em soft skills, como comunicação e colaboração, ou habilidades técnicas, como programação ou vendas.
A colaboração e o trabalho em equipe é especialmente incentivado se as atividades de gamificação forem projetadas para serem jogadas em grupo.
Isso pode ajudar a melhorar a comunicação e a cooperação entre as pessoas da empresa.
Um ponto bastante interessante é que a gamificação pode ser utilizada para reforçar a cultura organizacional de uma empresa por meio do incentivo ao envolvimento com os valores e objetivos da empresa.
Equipe sentada em roda, demonstrando que a gamificação fortalece a cultura organizacional. Fonte: @Freepik
Os 5 passos básicos para você começar a implementar a gamificação no seu negócio são:
Em primeiro lugar, é necessário conhecer quais são os pontos fracos da sua estratégia atual e pensar qual seria a isca perfeita para atrair o seu público.
Somente pensando assim é possível que o investimento nos games realmente tenha os resultados esperados.
Isso porque fica mais fácil definir os objetivos, já que você conhece os problemas que precisam ser corrigidos.
Quais são as habilidades e comportamentos que você espera que sejam desenvolvidos no processo de gamificação?
É necessário pensar sobre isso e elencá-los para que as atividades possuam o direcionamento correto, levando ao cumprimento do objetivo da gamificação.
Sem dúvidas essa é uma das partes mais cruciais no momento de montar uma estratégia de gamificação: as mecânicas.
Aqui, é importante contar com uma equipe pensante para auxiliar a desenvolver bem sua estrutura para que seja clara, dinâmica e objetiva.
As suas propostas precisam ter metas bem definidas, tarefas com as instruções corretas, além de regras para evitar qualquer tipo de desavença.
Como forma de incentivo, os participantes devem saber que existem recompensas e reconhecimentos significativos a cada conquista.
Então se preocupe em gerar medalhas, certificados e até mesmo prêmios reais.
Para acompanhar o desempenho da equipe, é necessário contar com indicadores e um exemplo bem interessante que trouxemos hoje é a da plataforma gamificada Gamify.
Nela, você poderá rastrear todas as publicações em redes sociais que trazem a tag da marca, de qualquer pessoa.
Esses posts serão computados e vão gerar pontos para os produtores de conteúdo, então, quanto maiores e melhores forem os conteúdos gerados, mais pontos eles acumulam.
Tá vendo? Esse é um jeito bastante prático de acompanhar e medir resultados gamificando.
Conheça a plataforma da Metrópole4 Gamify clicando aqui
Equipe reunida, discutindo conteúdo valioso e acompanhando resultados. Fonte: @Freepik
Grandes Players do mercado já utilizam a gamificação e essa estratégia já é um sucesso entre elas, vem ver:
1. Gerdau
A Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aço, é uma grande adepta da gamificação e utiliza a estratégia para o treinamento da sua equipe interna.
Seus colaboradores participam de um programa de capacitação pessoal utilizando a tecnologia da realidade virtual (RV) que simula exatamente como seria uma prática no pátio da indústria.
Dessa forma, é possível garantir um treinamento seguro, interativo e mais participativo.
2. Starbuck
Muito conhecido por seus clientes, o programa de fidelidade Starbucks Rewards é uma gamificação que utiliza o princípio da pontuação.
Quanto mais o consome na cafeteria, mais pontos vão sendo acumulados no aplicativo e isso aumenta o nível no app, oferecendo mais vantagens ao cliente.
3. Microsoft
Também voltado para os colaboradores, a Microsoft utiliza a plataforma Dynamics 365 para que as suas equipes de programação interajam e encontrem falhas de código nos softwares desenvolvidos pela própria Microsoft.
Como nem tudo são flores, existem alguns desafios que precisam ser driblados quando pensamos na implementação da gamificação nas empresas.
Vejamos quais são eles:
É comum que alguns funcionários resistem à ideia de mudar a forma como trabalham ou de adotar novas tecnologias ou abordagens.
Para driblar esse tipo de problema, é interessante envolver os funcionários no processo de planejamento e implementação, para que ele veja que não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Desafie a resistência à mudança e crie um ambiente de colaboração, mostrando que a evolução é uma oportunidade, não um obstáculo. Fonte: @Freepik
Mesmo que a competição seja um elemento importante da gamificação, é importante evitar criar um ambiente excessivamente competitivo ou individualista.
Isso pode criar uma cultura negativa e desmotivar os funcionários que não estão se saindo tão bem assim.
Fomente uma cultura colaborativa, onde o sucesso é compartilhado e a competição se transforma em cooperação. Fonte: @Freepik
Cada pessoa possui diferentes personalidades, habilidades e interesses, por isso, é importante personalizar a gamificação para se adaptar aos diferentes perfis.
Uma dica aqui é incluir a criação de diferentes níveis de dificuldade ou a oferta de diferentes tipos de recompensas.
Gamificação personalizada: ajustando o jogo para cada jogador, abraçando as individualidades e impulsionando a motivação. Fonte: @Freepik
A gamificação oferece diversos benefícios para a empresa, nos mais diversos aspectos, com a melhora no engajamento dos funcionários, aumento da motivação, produtividade, desenvolvimento de habilidades e até mesmo melhor colaboração e trabalho em equipe.
Através de uma implementação cuidadosa e estratégica é possível desenvolver estratégias de gamificação totalmente alinhadas com as suas metas.
E para te ajudar nessa missão, a Metrópole4 te apresenta a Gamify! O lançamento será em 30 de maio, você não perde por esperar!
A gamificação utiliza as mecânicas de jogos, como recompensas, desafios e competição, em atividades que não são jogos em si mesmas. Já os jogos corporativos são projetados especificamente como jogos para ensinar habilidades, resolver problemas ou melhorar a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe.
A decisão de usar a gamificação dependerá dos objetivos e das necessidades específicas da empresa.
Através de indicadores como métricas de desempenho, taxa de participação, nível de retenção e o feedback dos funcionários.
Ao implementar a gamificação em uma empresa, é importante definir objetivos claros, conhecer o público-alvo, escolher as mecânicas de jogos certa e fornecer o feedback imediato
Sim, é possível combinar a gamificação com outras estratégias de engajamento dos funcionários para criar uma experiência de envolvimento mais completa, como os programas de engajamento.
Você curtiu esse conteúdo? Veja mais artigos aqui no blog da Metrópole 4!