Como Gamificar seus Infoprodutos para aumentar o engajamento
29 de junho de 2023Arquétipo de Marca: Desvendando a chave para o Branding Autêntico
17 de julho de 2023Se você atua no ramo de venda de produtos digitais, sabe que maximizar seu ticket é fundamental para aumentar sua receita. Nesse sentido, uma boa estratégia é fazer uso da gamificação para aumentar o ticket médio de infoproduto.
Afinal, não é novidade que, nos últimos anos, o mercado de infoprodutos cresceu exponencialmente graças à expansão da internet e avanços tecnológicos.
De acordo com o estudo realizado pela All in em parceria com a Opinion Box 87% dos brasileiros compram online usando cada vez mais as redes sociais!
Números realmente relevantes, não é mesmo?
E sabe uma coisa bem legal que pode fazer o seu ticket médio ir às nuvens? As estratégias de Gamificação!
No artigo de hoje, vamos nos aprofundar sobre como usar a gamificação para aumentar seu ticket médio de uma forma bem engajada e super eficiente!
Vem com a gente!
Como funciona o ticket médio?
Antes de mais nada, vamos entender melhor o que significa o ticket médio.
Essa métrica se refere a média de gastos realizados por cada cliente em uma determinada transação ou compra.
Ou seja, ela é calculada dividindo a receita total pelo número de transações realizadas.
Então, por exemplo, se uma loja online vendeu um total de R $5.000 em um mês e teve um total de 100 transações, o ticket médio seria de R $50.
Fácil de entender, não é mesmo?
Essa métrica é muito importante porque através dela é possível conhecer o valor médio que cada cliente gasta em uma transação.
Com isso, a sua empresa pode avaliar o desempenho de vendas, identificar tendências, ajustar a precificação de acordo com a realidade e até mesmo criar estratégias de marketing mais eficientes.
Benefícios de usar estratégia de gamificação para Infoprodutos
Vejamos aqui os 3 principais benefícios de utilizar estratégias de gamificação nos seus infoprodutos:
1. Aumento do engajamento
Sem dúvidas, uma das principais vantagens em gamificar infoprodutos é o aumento do engajamento, especialmente por envolver e motivar os participantes.
Quando você adiciona como recompensas, desafios e competições, os infoprodutos se tornam mais interativos e atrativos!
2. Retenção do público
Outro benefício de incluir essa estratégia no seu produto é que a gamificação ajuda a aumentar a retenção de usuários.
Dessa forma, é possível mantê-los mais interessados e envolvidos por mais tempo, já que estão passando por uma experiência divertida e interessante.
3. Aumento da interação social
Por meio de desafios em grupo, opções de compartilhamento e tabelas de classificação, os usuários podem se conectar, competir e colaborar uns com os outros.
Assim, é possível criar uma comunidade em torno do infoproduto, o que pode gerar um sentimento de pertencimento e lealdade.
Estatísticas de gamificação para infoprodutos
Para te dar um gostinho do quanto o mercado de infoprodutos está crescendo e como a gamificação pode te ajudar com a maximização desses resultados, trouxemos algumas estatísticas para você.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Google, a tendência é que o mercado de produtos digitais representem cerca de 43% do crescimento do comércio de varejo na América Latina!
Em uma realidade como essa, você não vai querer ficar para trás frente a concorrência em um mercado tão feroz, não é mesmo?
Tipos de estratégias de gamificação para infoprodutos
Existem diversas estratégias de gamificação que podem ser utilizadas para maximizar o ticket médio do seu infoproduto, basta ter criatividade.
Para clarear melhor as ideias, veja só alguns dos principais tipos de métodos que são utilizados:
1. Sistemas de pontos
Um dos sistemas mais utilizados na gamificação é o de pontos, uma forma básica e eficaz de gamificação.
Através dele os usuários acumulam pontos à medida que avançam no infoproduto, completam tarefas ou alcançam certos níveis.
2. Medalhas
As medalhas são símbolos visuais que podem ser concedidos quando os usuários atingem os objetivos do jogo ou sempre que concluem etapas importantes do seu infoproduto.
3. Tabelas de classificação
Assim como citamos anteriormente, os rankings podem estimular a competição saudável entre os usuários, sendo um grande incentivo para que eles subam para a posição mais alta na lista.
4. Níveis
Outra forma de instigar os usuários é por meio da divisão em níveis, onde o consumidor pode fazer a progressão em seu infoproduto.
Cada novo nível pode oferecer acesso a conteúdo exclusivo, recursos adicionais ou desafios mais avançados.
Criando uma estratégia de gamificação para o seu infoproduto
Para te ajudar e dar um norte melhor de como você poderia estar aplicando essa estratégia, trouxemos algumas dicas para você, veja só:
1. Identifique seus objetivos
Em primeiro lugar, antes de qualquer coisa é preciso definir claramente quais são os seus objetivos.
Veja qual é o X da sua questão, se é realmente a retenção, aumento de engajamento ou até mesmo quem sabe incentivar a participação em determinadas atividades do seu infoproduto.
2. Conheça seu público-alvo
O segundo passo é entender o seu público-alvo, sendo este um momento importante, já que ele irá direcionar a estratégia de gamificação mais eficaz.
Ao conhecer o seu público você poderá adaptar as mecânicas e elementos de gamificação para atrair e envolver seu público específico.
3. Escolha as estratégias certas
Baseado no conhecimento do seu conhecimento do público-alvo, você já pode selecionar as estratégias de gamificação que melhor se encaixam no contexto do seu infoproduto.
Dicas para implementar estratégias de gamificação com eficácia
E agora, para você não errar com a implementação de estratégias de gamificação no seu infoproduto, aqui vão 3 diquinhas super essenciais:
1. Mantenha-o simples
Você não precisa fazer algo super estrambólico para chamar a atenção do seu usuário, basta se concentrar em elementos claros e intuitivos, como pontos, níveis ou conquistas.
Dessa forma, fica fácil do seu público entender, acompanhar e participar.
2. Faça um teste
Não coloque a sua gamificação disponível para o público sem que seja feito pelo menos um teste para ter certeza de que a experiência de gamificação é eficaz.
3. Ofereça recompensas valiosas
Por fim, não deixe de oferecer recompensas, esse é um dos principais motores da gamificação é a oferta de recompensas.
Dentre as recompensas que mais chamam a atenção, podemos destacar o desbloqueio de conteúdos exclusivos, recursos adicionais, certificados virtuais e até descontos!
Exemplos de gamificação bem-sucedida em infoprodutos
Grandes nomes do mercado de infoprodutos já utilizam a gamificação em suas estratégias, exemplo disso é o Duolingo, Fitbit e o Khan Academy.
Vamos conhecer melhor sobre cada um deles aqui:
1. Duolingo
O famoso Duolingo é uma plataforma de aprendizado de idiomas que conquistou o coração de usuários do mundo inteiro ao oferecer uma experiência de gamificação envolvente.
No Duolingo o aluno está exposto a desafios de completar lições diárias para avançar em seus estudos de idiomas, ganhando pontos, níveis e conquistas à medida que progridem.
2. Fitbit
Por meio da gamificação, o Fitbit muda a forma como as pessoas veem a vida fitness, tornando a jornada em algo divertido e desafiador.
Nessa plataforma os usuários podem estabelecer metas pessoais, acompanhar seu progresso, desbloquear conquistas e receber incentivos virtuais.
O legal é que a Fitbit faz a conexão com smartwatches e rastreadores de atividades, recursos capazes de registrar informações sobre o estado físico dos usuários.
3. Khan Academy
Outro recurso bastante conhecido é a plataforma de aprendizagem Khan Academy, meio educacional onde são oferecidas aulas e exercícios interativos em uma variedade de disciplinas acadêmicas.
A Khan Academy gamifica seus cursos por meio de sistema de recompensas que permite aos alunos desbloquear recursos adicionais à medida que avançam no aprendizado.
Interessante, não é mesmo?
Ferramentas para criar gamificação em infoproduto e aumentar o ticket médio dele
Quer começar a sua jornada de gamificação em infoprodutos? Você pode dar o pontapé inicial utilizando ferramentas para criar.
Aqui vão duas para você conhecer:
1. Gamify
A plataforma Gamify é uma inovação da Metrópole 4, um recurso capaz de rastrear todas as publicações em redes sociais que trazem a tag da marca, de qualquer pessoa.
Tudo o que for rastreado pode ser calculado para gerar pontos para os criadores de conteúdos.
Então, quanto maiores e melhores forem os conteúdos gerados, mais pontos eles acumulam!
Como recompensa, os criadores de conteúdo poderão trocar esses créditos por produtos e serviços das próprias empresas.
2. Badgeville
Badgeville era uma empresa que oferecia uma plataforma de gamificação que lá por meados de 2010 se tornou uma das líderes no fornecimento de soluções nesse nicho para as empresas.
Por meio do Badgeville era possível aplicar elementos de gamificação nas operações das organizações, como programas de fidelidade, incentivos, recompensas virtuais e competições.
Por meio desse sistema, as empresas podiam criar experiências envolventes para seus funcionários, clientes e usuários.
Conclusão sobre como aumentar o ticket médio de seu infoproduto com gamificação
Com a ajuda da gamificação a sua empresa pode criar experiências interativas e envolventes, que são a chave para maximizar o seu ticket médio.
Ao incorporar elementos de jogos, como recompensas e desafios, o seu infoproduto será capaz de envolver e motivar o público, impulsionando suas interações e decisões de compra.
E aí, está esperando o que para aumentar o seu ticket médio com um maior engajamento dos seus clientes e colaboradores?
Conheça já a Gamify e se surpreenda!
Você curtiu esse conteúdo? Veja mais artigos aqui no blog da Metrópole 4!